Busca no site

Caixa Pátina com Textura

Lista de Materiais

- caixa quadrada
- tinta pva nas cores mineral e mostarda
- fita crepe
- stencil motivo arabesco
- stencil fix
- pincel macio
- esponja de cozinha
- pincel cerdas
- espátula plastica
- verniz fosco
- textura metal cromo
- perolas adesivas linear
- tinta relevo ouro e ouro velho
- flores e borboleta de papel
- cola glitter iridescente
- pezinhos de metal
- cola universal

Passo-a-passo

1- pinte a caixa (por dentro e por fora) com a tinta pva mineral e o pincel macio. Passe duas camadas da tinta mas entre uma camada e outra espere secar bem e lixe suavemente com a lixa fina. Sempre que achar necessário utilize o rolinho de espuma para tirar as marcas do pincel.
2- cole a fita crepe ao redor de toda a parte de baixo da caixa, margeando a base, e cole também a fita crepe sobre a tampa (em largura dupla) formando uma moldura (e deixando o centro da caixa livre).
3- misture a tinta mineral com a mostarda (proporção 1:1) afim de obter um tom intermediário.
4- dilua esta tinta com água e passe livremente sobre as partes sem a fita crepe. Logo em seguida risque a tinta ainda molhada com a buchinha de cozinha (lado verde) até obter uma pátina riscada. Faça esta pátina também no centro da tampa. Espere secar.
5- bata o pincel de cerdas na tinta mineral e depois bata bem sobre uma superficie lisa (bandeja de isopor ou azulejo) afim de espalhar bem a tinta e abrir as cerdas do pincel. Depois passe esse pincel levemente sobre a peça, no sentido cruzado ao da pátina feita anteriormente (por exemplo, se você fez a pátina riscada no sentido vertical, então a pátina seca será sobre ela porém no sentido horizontal). Espere secar.
6- aplique o verniz fosco em toda a peça e aguarde a secagem.
7- aplique o stencil fix no stencil e depois posicine-o sobre a tampa da caixa. Aaplique a textura com a espátula plástica e retire o stencil. Sem ser necessário reaplicar o stencil fix, vá posicionando o stencil nas laterais da caixa e aplicando a textura. Depois espere secar.
8- cole as pérolas adesivas contornando a caixa e a moldura da tampa (na divisa entre a pátina e a pintura lisa). Se necessário utilize uma pequena quantidade de cola universal para fixar melhor
9- monte a flor de papel. Boleie cada pétala das 6 flores (2 grandes, 2 médias e 2 pequenas) e depois cole as flores intercalando as pétalas s e colando as maiores primeiro, depois as médias e depois as menores. Finalize com uma pérola adesiva 6mm no centro da flor. Depois cole a flor que montou, juntamente com a outra flor de papel e a de cetim no canto da tampa.
10- Cole uma borboleta sobre a outra e enfeite a gosto. Utilize a cola glitter nas asas e perolas 4mm no corpinho. Depois cole na tampa também.
11- Faça arabescos com pontinhos utilizando a tinta relevo ouro e ouro velho. Você pode fazer um risco antes com um lápis de cor ocre para facilitar o trabalho.
12- Finalize colando os pexzinhos

Comentar

Formulário de comentários


Perfil

Marisa Magalhães

É formada em publicidade com especializações em artes. Desde criança aprendeu a amar o artesanato, pois conviveu diariamente com uma dedicada família de Artistas. Trabalha há 10 anos com Artesanato e ministra aulas na loja CrisArt, em Campinas e da aulas particulares em toda a região e se preciso em todo o Brasil. Ler mais

Agenda

Marisa Magalhães

marisa@crisart.com.br
Loja Virtual: www.crisart.com.br

Criação e desenvolvimento | Criação e desenvolvimento Princi Agência Web