Busca no site

Bandeja decorada

Lista de Materiais

- bandeja em MDF
- tinta pva na cor creme (ou outra cor clara)
- spray color ouro ou caramelo
- kit craquelê verde oliva
- lixa fina
- pincel macio
- pincel cerdas
- pincel chato escolar macio
- guardanapo para decoupage
- cola gel para decoupage
- rolinho de espuma
- patina cera ouro
- renda adesiva
- strass adesivo
- verniz fosco

 

Passo-a-passo

1- pinte a bandeja (por dentro e por fora) com a tinta pva creme e o pincel macio. Passe 2 camadas da tinta mas entre uma camada e outra espere secar bem e lixe suavemente com a lixa fina. Sempre que achar necessário utilize o rolinho de espuma para tirar as marcas do pincel.
2- aplique o spray color (ouro ou caramelo) em toda a peça. Se ficar algum “pingo” muito grande e forte, tire o exesso com um paninho, batendo suavemente sobre a tinta. Espere secar.
3- recorte o guardanapo de decoupage e separe as 3 camadas. Descarte a terceira camada (totalmente branca). Cole a segunda camada do guardanapo (com a estampa bem leve) no centro da bandeja. Para isso, aplique a cola gel sobre a bandeja, passe um rolinho de espuma levemente sobre toda a cola (para tirar os excessos) e posicione a película do guardanapo sobre a cola. Depois coloque um plástico sobre ele e alise bem, do centro pra fora. Retire o plástico com cuidado e aplique uma camada bem fininha de cola sobre sobre o guardanapo. Espere secar.
4- cole agora a primeira camada do guardanapo (que possui a imagem impressa, bem forte) no centro da bandeja, aleatoriamente sem cobrir completamente as imagens já coladas. Esta técnica de colar a Segunda camada do guardanapo antes de colar a figura principal deixa um aspecto de névoa e chama-se “marca d’água”.
5- aplique o verniz fosco em toda a peça e aguarde a secagem total.
6- para o craquelê: faça o craquelê nas laterais e também numa parte da frente da bandeja (junto à lateral): passe duas demãos do verniz base (do kit craquelê) nos locais onde haverá o craquelê. Espere a secagem total entre uma demão e outra e utilize o pincel escolar macio. Depois de seco, passe uma camada do verniz craquelador (do kit craquele) sobre o verniz base e espere secar naturalmente. Utilize o pincel escolar macio em movimentos de “X” cobrindo toda a peça. O craquelado aparece durante secagem.
7- Aplique a patina cera ouro no contorno de toda a bandeja utilizando a ponta dos dedos para não deixar excesso.
8- Cole a renda adesiva na lateral da frente, na emenda entre a tinta e o craquelê. Depois cole o strass adesivo fazendo o acabamento.

Comentar

Formulário de comentários


Perfil

Marisa Magalhães

É formada em publicidade com especializações em artes. Desde criança aprendeu a amar o artesanato, pois conviveu diariamente com uma dedicada família de Artistas. Trabalha há 10 anos com Artesanato e ministra aulas na loja CrisArt, em Campinas e da aulas particulares em toda a região e se preciso em todo o Brasil. Ler mais

Agenda

Marisa Magalhães

marisa@crisart.com.br
Loja Virtual: www.crisart.com.br

Criação e desenvolvimento | Criação e desenvolvimento Princi Agência Web